segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Suplementação e Exercicio Fisico

Os suplementos nutricionais destacam-se por sua função ergogênica no esporte de alto rendimento há várias décadas. Assim, seu uso por atletas é uma prática bastante antiga, contudo o consumo por parte dos praticantes de exercícios físicos, ou simplesmente alunos de academias, é bastante recente e aumenta a cada dia.
Nesse contexto, a suplementação não se encontra mais restrita apenas a atletas que visam melhorar a performance. Observa-se nos dias de hoje que a proporção de atletas que faz o uso de suplementos não é significativamente maior do que a de não-atletas.
Uma vez que são amplamente utilizados, muitas questões precisam ser esclarecidas sobre o consumo desses produtos, pois a suplementação realizada de maneira indiscriminada pode superar a ingestão diária recomendada e muitas vezes trazer alguns efeitos indesejáveis. Atualmente, ainda há uma deficiência de estudos baseados em fatos científicos. As pesquisas recentes apresentam vários argumentos que muitas vezes contrapõem as justificativas fornecidas pelos consumidores.
Contudo, recentemente foi ressaltada a importância da nutrição para o desempenho no esporte e programas de exercícios físicos e foi observado que a suplementação nutricional, quando bem utilizada, pode trazer impacto positivo aos usuários.
O uso adequado de suplementos nutricionais, orientado por profissionais qualificados leva aos melhores e mais consistentes resultados em diferentes objetivos: no controle de peso corporal, ganho de massa muscular e/ou melhora no desempenho. Entretanto, a busca frenética do "corpo perfeito" tem levado pessoas desinformadas a adotar estratégias radicais, que nem sempre estão relacionadas à promoção da saúde. Desde o surgimento de diversas "dietas milagrosas", como também o crescimento do consumo de suplementos nutricionais de maneira indiscriminada.
O mercado de suplementos nutricionais oferece uma série de produtos com funções específicas, por isso, é importante conhecer a composição e a indicação do produto antes de utilizar.
No momento da escolha do tipo de suplemento deve-se levar em consideração: o tipo de atividade física que o indivíduo pratica, o objetivo a ser alcançado, as características individuais do usuário e a dieta diária. Atletas com grande desgaste físico, como maratonistas e triatletas necessitam de um aporte de calorias e proteínas diferenciado. Para estes casos, a utilização adequada de energéticos, hipercalóricos e de suplementos protéicos é de grande utilidade. Atletas iniciantes ou praticantes de exercícios de academias devem fazer a suplementação aliada ao seu tipo de treinamento e ir modificando de acordo com o progresso físico que estiver sendo alcançado.
Não podemos esquecer, porém, que para escolher o suplemento que melhor se adapte ao seu caso é importante orientar-se com um profissional nutricionista, tendo em vista que o uso de suplementos é uma conduta posterior à adequação da dieta, de acordo com as necessidades individuais.
Sendo assim, não existem dúvidas acerca da importância da nutrição para o exercício físico. Entretanto, pode-se dizer que os progressos e o bom desempenho durante o treinamento compreendem, além da nutrição adequada, um bom programa de treinamento e um período suficiente de recuperação. A cada dia, novas teorias são descobertas e velhos conceitos deixam de ser utilizados.
Por fim, ainda é cedo para um posicionamento definitivo sobre o uso de suplementos nutricionais. Não se deve simplesmente condenar sua utilização ou fazer apologia incentivando seu consumo. É de fundamental importância que seja criada uma consciência crítica da real necessidade deste tipo de estratégia por parte de indivíduos fisicamente ativos (frequentadores de academias) que estão preocupados com a promoção da saúde e fins estéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário